top of page

Escravos ou Livres? Vivemos ou Sobrevivemos? qual a Condição atual da Humanidade?

Atualizado: 20 de jul. de 2023


A ilusão da liberdade.

Será que você é realmente livre? Quero compartilhar algo que irá surpreendê-lo. Hoje vivemos em um mundo onde a escravidão assume uma forma diferente. Somos forçados a trabalhar por salários ínfimos. Vamos comparar essa situação aqui no Brasil: digamos que você ganhe um salário mínimo de 2 mil reais e que more com sua esposa e filha. Suponhamos que sua esposa também ganhe 2 mil reais.

Se vocês quiserem garantir uma alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada para a família, isso custaria cerca de 2.5 mil reais. Agora, pense que além disso, eles também precisam comprar gasolina para o carro, pagar contas de água, energia, e ainda sobrar um pouco para investimentos, algo em torno de 30% da renda familiar, segundo os banqueiros, para que possam crescer. Isso sem mencionar outros gastos com eletrodomésticos, carros, casa, roupas, faculdade para as crianças, entre outros.

É fácil perceber que o dinheiro simplesmente não é suficiente para suprir todas as necessidades e aspirações da família, não é mesmo? Essa é a ilusão da liberdade financeira que enfrentamos. Nos dizem que, se trabalharmos duro, poderemos alcançar nossos sonhos e desfrutar de uma vida plena. No entanto, a realidade é que estamos presos em um ciclo de trabalho árduo por migalhas, sem conseguir escapar dessa armadilha.

É fundamental questionar esse sistema. Devemos lutar por uma distribuição mais justa da riqueza, onde o trabalho seja valorizado de forma adequada e as famílias não precisem se contentar com migalhas. Precisamos repensar nosso modelo econômico, de modo a garantir oportunidades reais para todos, onde o trabalho digno seja recompensado de maneira condizente.

Não podemos mais aceitar a ilusão da liberdade financeira enquanto somos explorados por um sistema que beneficia apenas alguns poucos privilegiados. É hora de reivindicarmos nossa verdadeira liberdade, onde cada indivíduo tenha a chance de construir uma vida próspera e digna para si e para sua família. Juntos, podemos quebrar as correntes da escravidão financeira e trilhar o caminho rumo a uma sociedade mais justa e equitativa.



Agora vamos entender o conceito de liberdade e escravidão LIBERDADE é a capacidade de agir, pensar e expressar-se sem restrições ou coerção externa. É a ausência de opressão ou subjugação, permitindo que os indivíduos tomem decisões autônomas, vivam de acordo com seus próprios valores e exerçam seus direitos e liberdades fundamentais( direitos de liberdade fundamentais de você poder viver é um direito basico de todos nos seres humanos).


ESCRAVIDÃO é um sistema em que pessoas são consideradas propriedade de outras (aqui no caso somos propriedades do sistema) e são forçadas a trabalhar contra sua vontade(somos forçados a trabalhar, se não o fizermos não teremos como sobreviver), sem remuneração adequada(veja este é um ponto importante) e sem liberdade para tomar suas próprias decisões( eles não nos dão escolhas). Na escravidão, os indivíduos são tratados como objetos, privados de seus direitos básicos e sujeitos a condições de vida extremamente precárias(como o Brasileiro vive hoje). Essa prática desumana tem sido historicamente associada à exploração econômica e à subjugação de certos grupos por outros. Felizmente, a escravidão foi abolida em muitos países, mas ainda existem formas modernas de exploração e trabalho forçado que são consideradas semelhantes à escravidão.


Agora vamos aos conceitos de viver e sobreviver.


VIVER é o estado de estar plenamente presente, experimentando a vida de forma significativa e satisfatória. Envolve não apenas a existência física, mas também a experiência de desfrutar, aprender, crescer, amar, se relacionar, buscar propósito e realizar-se. Viver implica em aproveitar as oportunidades, buscar a felicidade, desenvolver-se pessoal e emocionalmente, estabelecer relacionamentos saudáveis e buscar uma vida com significado.

SOBREVIVER, por outro lado, refere-se ao estado de se manter vivo, de se sustentar em meio a condições adversas ou desafiadoras. É o ato de enfrentar e superar obstáculos, satisfazer necessidades básicas de sobrevivência, como alimentação, abrigo e proteção, mesmo que a experiência não seja plenamente satisfatória ou gratificante. A sobrevivência está mais associada à subsistência em condições difíceis ou adversas, onde a ênfase é colocada nas necessidades básicas e na resistência.

A diferença entre "viver" e "sobreviver" está na qualidade e no propósito da existência. Viver envolve uma abordagem mais ampla e significativa da vida, onde o indivíduo busca crescimento pessoal, relacionamentos saudáveis, realização de metas e satisfação emocional. É uma experiência mais plena, rica e gratificante.


Claro não se trata de uma escravidão de correntes mas sim de uma escravidão intelectual, aonde somos escravisados por um sistema que gera uma falsa impresão de liberdade.


Bom estamos falando de apenas de um direito básico da liberdade aonde é garantido em constituição que devemos viver e não sobreviver, tratamos e um dos direitos de liberdade que se for afetado poder comprometer uma grande parte da nossa liberdade. A liberdade financeira, alem de sermos explorador ainda temos o fato de não ter empregos suficientes, e muitas vezes mesmo quando somos capacitados não temos a oportunidade.


Hoje temos apenas 1% ou seja dos aproximados 8 bilhões de seres humanos ou pessoas em nosso planeta temos apenas 79 milhões de pessoa ricas, ou seja pra cada 1 rico temos 110 pobres, através da matemática você consegue ver como isso sendo representado numericamente é muito pertubador, não parece certo ou correto ?


E você oque imagina, temos ou não uma liberdade? vivemos ou sobrevivemos?

Deixe seu comentário, você é muito importante para nos!





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page